A chave que abre muitas portas: Propósito

“Existem líderes e existem aqueles que lideram”. – Simon Sinek

A diferença é simples, mas transformadora e envolvente.

A mulher que é líder ocupa uma posição de influência e poder, mas a que lidera inspira todos ao seu redor. O ato de liderar com maestria envolve a capacidade de inspirar e motivar as pessoas ao seu redor.

Você deve estar se perguntando como liderar seguindo esses passos, se isso realmente é possível. Neste texto, vamos compreender a chave mestra que muitas mulheres de sucesso possuem e como ela abre muitas portas. A chave que se chama propósito.

💜 Legião de Seguidores

Quando a mulher de sucesso inspira em vez de impor, ela desperta nas pessoas um sentimento de pertencimento e propósito. As pessoas a seguem porque foram inspiradas e motivadas a agir. Após conquistar esse público fiel, a mulher inspiradora não é seguida por obrigação ou imposição, mas sim porque seu público deseja e anseia seguir seus passos, apenas porque acredita no mesmo propósito.

Essa mulher pode ser encontrada em grandes organizações, empresas privadas ou públicas, e pode ser vista em todos os tipos de atividades. A mulher com propósito sabe claramente por que seus clientes são seus clientes e por que as pessoas a seguem.

Ela compreende que existem dois caminhos: ou você manipula ou você inspira. Ela escolhe inspirar. Sei que a manipulação pode até funcionar com muitas pessoas, porém ela não cria fidelidade. Da mesma forma que as pessoas se conectam, elas se desconectam quando o ponto de tensão é a manipulação.

Entretanto, quando as pessoas são inspiradas, elas permanecem ao seu lado nos bons e maus momentos. “Liderança é a capacidade de mobilizar pessoas não apenas para um único evento, mas por muitos anos” – Simon Sinek.

Uma diferença clara de fidelidade são os clientes da Apple, que são fiéis à marca, e muitos compram tudo que é lançado, apenas porque acreditam no propósito da marca. Propósito! Afinal, o que significa propósito? Este é o tema do nosso próximo bloco.

💜Propósito

É comum ouvirmos frequentemente: faça com propósito, trabalhe com propósito? Viva com propósito?

Afinal, o que realmente significa? De maneira simples e direta, o propósito é responsável por nos guiar a compreender por que fazemos o que fazemos.

Como encontramos o nosso? Olhando de dentro para fora.

Segundo Simon Sinek, criador do círculo dourado, os líderes de sucesso são aqueles capazes de inspirar pessoas a agir, em vez de manipular.

O círculo dourado é composto por três pontos:

O quê | como | por quê

Se eu perguntar a você agora: o que você faz, saberia me responder?

Agora, explique-me: Como você faz?

Também, saberia, não é verdade. O quê está relacionado ao que você vende ou cargo que desempenha no trabalho em questão.

O Como está relacionado às qualidades do serviço ou produto, por que é diferente ou melhor.

No entanto, quando mudamos o ângulo e perguntamos por que fazem o que fazem, fica mais complicado de responder.

Para saber responder o porquê, é necessário olhar de dentro para fora. Somente assim, será possível encontrar o seu porquê.

Grandes empresas de sucesso usam o porquê todos os dias para inspirar colaboradores e clientes. Sua comunicação é de dentro para fora.

Elas começam pelo porquê, assim inspiram em vez de manipular.

Uma empresa que trabalha com o porquê com maestria é a Apple. Perceba como eles começam pelo porquê:

“Em tudo que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar de modo diferente. A maneira como desafiamos o status quo é criando produtos lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário. O resultado disso são ótimos computadores”. (Livro: Comece Pelo Porquê – Simon Sinek)

As empresas do mercado até podem fazer aparelhos semelhantes aos da Apple, mas nunca vão conseguir copiar o porquê da companhia.

Isso deixa claro que as pessoas não compram o que você faz, mas por que você faz.

Isso não vale apenas para empresas, mas de maneira individual também.

Quando a comunicação é de dentro para fora, o porquê é o motivo que leva o consumidor, colaboradores, seguidores à ação, que leva o público a ser fiel.

💜 Benefícios do Propósito

O propósito é como um ímã; as pessoas são atraídas por ele. Se você tem um propósito claro, aquelas que se identificam serão naturalmente atraídas e se unirão à mesma causa. Não é necessário buscar diferenciação a todo momento, pois o seu propósito é, em si, o seu diferencial. Tudo o que faz e diz está relacionado ao seu propósito, eliminando a necessidade de convencer alguém do seu valor. Se o seu “porquê” deixa claro os seus valores e crenças, automaticamente despertará no outro o sentimento de pertencimento, mantendo os seguidores conectados e fiéis.

Quando o “porquê” está em primeiro lugar, torna-se mais fácil vender produtos, ideias e projetos. Tudo flui naturalmente, sem imposição ou manipulação. O propósito tem o poder de controlar nossas decisões intuitivas e pode influenciar a tomar atitudes ilógicas e irracionais.

Mas como tudo funciona em nossa mente? Esse é o próximo assunto que abordaremos a seguir.

💜O porquê não é opinião, é biologia.

Vamos olhar o cérebro humano de cima para baixo; você encontrará três níveis do cérebro. Perceberá que eles estão diretamente ligados ao círculo dourado de Simon Sinek.

Neocórtex: que é responsável pelo sistema racional, analítico e pela linguagem, está relacionado ao quê.

Já a seção do meio está ligada ao sistema límbico, que é responsável pelo sentimento, lealdade e confiança.

Quando você se comunica de maneira racional e analítica, está trabalhando com o quê. Não gera confiança no ouvinte, não impacta. Apenas transmite uma mensagem seca e sem sentimento.

Agora, quando trabalha com o sistema límbico, se comunica de dentro para fora. Aciona a área do cérebro do ouvinte que é responsável pela tomada de decisão.

Por isso, é difícil explicar em palavras por que gosta de algo ou alguém; a nossa decisão é tomada no sistema límbico. Já as palavras estão no neocórtex.

Então, fica claro que quando começamos pelo porquê, conquistamos mentes e corações. Compreenda o coração como o sistema límbico e a mente como o neocórtex.

💜O propósito tem poder.

O propósito alimenta o coração, impulsionando sonhos que para muitos parecem loucura, mas que para você são o combustível para seguir em frente e não desistir.

O propósito é a força motriz que impulsiona sonhadores a criar pequenos negócios, novas tecnologias produtos e serviços.

Realmente, o ingrediente do porquê transforma e muda o mundo.

No entanto, para que esse ingrediente chave funcione corretamente, é preciso a sinfonia completa.

Você precisa saber com clareza por que faz o que faz e transmitir essa mensagem com naturalidade, seja na comunicação, atitudes e ações. Tudo deve estar atrelado ao seu porquê.

Com o porquê bem clarificado, vamos para o COMO. É necessário compreender que o COMO são os seus princípios e valores, os pilares que sustentarão o seu porquê.

É muito mais do que listar valores fundamentais em um cartaz de empresa, como “integridade” e “honestidade”. Os COMOs precisam ser SIMPLES E EXECUTÁVEIS. Devem ser verbos de ação:

Os COMOs não expressam o que queremos SER, mas o que realmente fazemos. O que requeremos realizar diariamente.

Os seus COMOs ajudarão a tomar decisões importantes, filtrar cada uma delas.

Se você realmente quer alcançar sucesso, deve estar focada no seu PORQUÊ e também alinhado com os seus COMOs.

Saiba que o Porquê não se sustenta sem os pilares do COMO.

Nossa caminhada para o sucesso fica assim:

Começamos pelo porquê, que são as suas crenças, que vêm de dentro para fora.

Depois passamos para os COMOs, que são os pilares, as ações responsáveis por manter a sua crença de pé, ou seja, o seu propósito.

Depois disso, a cereja do bolo, o quê (o que você faz), será colocado de maneira natural, pois está atrelado ao seu propósito e COMOs. Dessa maneira, tudo o que você fizer no seu negócio, trabalho estará diretamente atrelado aos dois princípios.

O quê, na verdade, são os resultados do propósito e COMOs. Dessa maneira, a sua comunicação e postura serão consistentes, ao ponto de as pessoas confiarem no que você oferece e acredita, pois tudo está ligado ao seu propósito.

Assim acontece a autenticidade, sem a necessidade de manipulação ou encenação. O seu propósito lhe direciona a ser autêntica de maneira natural e única.

Nas palavras de Simon Sinek: “autenticidade é quando você diz e faz coisas em que efetivamente acredita“.

Esse resultado afirma que o seu círculo dourado encontrou o equilíbrio genuíno, trabalhando de maneira harmônica e envolvente.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

INFORMATIVO

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.