“Existem líderes e existem aqueles que lideram”. – Simon Sinek
A diferença é simples, mas transformadora e envolvente.
A mulher que é líder ocupa uma posição de influência e poder, mas a que lidera inspira todos ao seu redor. O ato de liderar com maestria envolve a capacidade de inspirar e motivar as pessoas ao seu redor.
Você deve estar se perguntando como liderar seguindo esses passos, se isso realmente é possível. Neste texto, vamos compreender a chave mestra que muitas mulheres de sucesso possuem e como ela abre muitas portas. A chave que se chama propósito.
💜 Legião de Seguidores
Quando a mulher de sucesso inspira em vez de impor, ela desperta nas pessoas um sentimento de pertencimento e propósito. As pessoas a seguem porque foram inspiradas e motivadas a agir. Após conquistar esse público fiel, a mulher inspiradora não é seguida por obrigação ou imposição, mas sim porque seu público deseja e anseia seguir seus passos, apenas porque acredita no mesmo propósito.
Essa mulher pode ser encontrada em grandes organizações, empresas privadas ou públicas, e pode ser vista em todos os tipos de atividades. A mulher com propósito sabe claramente por que seus clientes são seus clientes e por que as pessoas a seguem.
Ela compreende que existem dois caminhos: ou você manipula ou você inspira. Ela escolhe inspirar. Sei que a manipulação pode até funcionar com muitas pessoas, porém ela não cria fidelidade. Da mesma forma que as pessoas se conectam, elas se desconectam quando o ponto de tensão é a manipulação.
Entretanto, quando as pessoas são inspiradas, elas permanecem ao seu lado nos bons e maus momentos. “Liderança é a capacidade de mobilizar pessoas não apenas para um único evento, mas por muitos anos” – Simon Sinek.
Uma diferença clara de fidelidade são os clientes da Apple, que são fiéis à marca, e muitos compram tudo que é lançado, apenas porque acreditam no propósito da marca. Propósito! Afinal, o que significa propósito? Este é o tema do nosso próximo bloco.
💜Propósito
É comum ouvirmos frequentemente: faça com propósito, trabalhe com propósito? Viva com propósito?
Afinal, o que realmente significa? De maneira simples e direta, o propósito é responsável por nos guiar a compreender por que fazemos o que fazemos.
Como encontramos o nosso? Olhando de dentro para fora.
Segundo Simon Sinek, criador do círculo dourado, os líderes de sucesso são aqueles capazes de inspirar pessoas a agir, em vez de manipular.
O círculo dourado é composto por três pontos:
O quê | como | por quê
Se eu perguntar a você agora: o que você faz, saberia me responder?
Agora, explique-me: Como você faz?
Também, saberia, não é verdade. O quê está relacionado ao que você vende ou cargo que desempenha no trabalho em questão.
O Como está relacionado às qualidades do serviço ou produto, por que é diferente ou melhor.
No entanto, quando mudamos o ângulo e perguntamos por que fazem o que fazem, fica mais complicado de responder.
Para saber responder o porquê, é necessário olhar de dentro para fora. Somente assim, será possível encontrar o seu porquê.
Grandes empresas de sucesso usam o porquê todos os dias para inspirar colaboradores e clientes. Sua comunicação é de dentro para fora.
Elas começam pelo porquê, assim inspiram em vez de manipular.
Uma empresa que trabalha com o porquê com maestria é a Apple. Perceba como eles começam pelo porquê:
“Em tudo que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar de modo diferente. A maneira como desafiamos o status quo é criando produtos lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário. O resultado disso são ótimos computadores”. (Livro: Comece Pelo Porquê – Simon Sinek)
As empresas do mercado até podem fazer aparelhos semelhantes aos da Apple, mas nunca vão conseguir copiar o porquê da companhia.
Isso deixa claro que as pessoas não compram o que você faz, mas por que você faz.
Isso não vale apenas para empresas, mas de maneira individual também.
Quando a comunicação é de dentro para fora, o porquê é o motivo que leva o consumidor, colaboradores, seguidores à ação, que leva o público a ser fiel.
💜 Benefícios do Propósito
O propósito é como um ímã; as pessoas são atraídas por ele. Se você tem um propósito claro, aquelas que se identificam serão naturalmente atraídas e se unirão à mesma causa. Não é necessário buscar diferenciação a todo momento, pois o seu propósito é, em si, o seu diferencial. Tudo o que faz e diz está relacionado ao seu propósito, eliminando a necessidade de convencer alguém do seu valor. Se o seu “porquê” deixa claro os seus valores e crenças, automaticamente despertará no outro o sentimento de pertencimento, mantendo os seguidores conectados e fiéis.
Quando o “porquê” está em primeiro lugar, torna-se mais fácil vender produtos, ideias e projetos. Tudo flui naturalmente, sem imposição ou manipulação. O propósito tem o poder de controlar nossas decisões intuitivas e pode influenciar a tomar atitudes ilógicas e irracionais.
Mas como tudo funciona em nossa mente? Esse é o próximo assunto que abordaremos a seguir.
💜O porquê não é opinião, é biologia.
Vamos olhar o cérebro humano de cima para baixo; você encontrará três níveis do cérebro. Perceberá que eles estão diretamente ligados ao círculo dourado de Simon Sinek.
Neocórtex: que é responsável pelo sistema racional, analítico e pela linguagem, está relacionado ao quê.
Já a seção do meio está ligada ao sistema límbico, que é responsável pelo sentimento, lealdade e confiança.
Quando você se comunica de maneira racional e analítica, está trabalhando com o quê. Não gera confiança no ouvinte, não impacta. Apenas transmite uma mensagem seca e sem sentimento.
Agora, quando trabalha com o sistema límbico, se comunica de dentro para fora. Aciona a área do cérebro do ouvinte que é responsável pela tomada de decisão.
Por isso, é difícil explicar em palavras por que gosta de algo ou alguém; a nossa decisão é tomada no sistema límbico. Já as palavras estão no neocórtex.
Então, fica claro que quando começamos pelo porquê, conquistamos mentes e corações. Compreenda o coração como o sistema límbico e a mente como o neocórtex.
💜O propósito tem poder.
O propósito alimenta o coração, impulsionando sonhos que para muitos parecem loucura, mas que para você são o combustível para seguir em frente e não desistir.
O propósito é a força motriz que impulsiona sonhadores a criar pequenos negócios, novas tecnologias produtos e serviços.
Realmente, o ingrediente do porquê transforma e muda o mundo.
No entanto, para que esse ingrediente chave funcione corretamente, é preciso a sinfonia completa.
Você precisa saber com clareza por que faz o que faz e transmitir essa mensagem com naturalidade, seja na comunicação, atitudes e ações. Tudo deve estar atrelado ao seu porquê.
Com o porquê bem clarificado, vamos para o COMO. É necessário compreender que o COMO são os seus princípios e valores, os pilares que sustentarão o seu porquê.
É muito mais do que listar valores fundamentais em um cartaz de empresa, como “integridade” e “honestidade”. Os COMOs precisam ser SIMPLES E EXECUTÁVEIS. Devem ser verbos de ação:
Os COMOs não expressam o que queremos SER, mas o que realmente fazemos. O que requeremos realizar diariamente.
Os seus COMOs ajudarão a tomar decisões importantes, filtrar cada uma delas.
Se você realmente quer alcançar sucesso, deve estar focada no seu PORQUÊ e também alinhado com os seus COMOs.
Saiba que o Porquê não se sustenta sem os pilares do COMO.
Nossa caminhada para o sucesso fica assim:
Começamos pelo porquê, que são as suas crenças, que vêm de dentro para fora.
Depois passamos para os COMOs, que são os pilares, as ações responsáveis por manter a sua crença de pé, ou seja, o seu propósito.
Depois disso, a cereja do bolo, o quê (o que você faz), será colocado de maneira natural, pois está atrelado ao seu propósito e COMOs. Dessa maneira, tudo o que você fizer no seu negócio, trabalho estará diretamente atrelado aos dois princípios.
O quê, na verdade, são os resultados do propósito e COMOs. Dessa maneira, a sua comunicação e postura serão consistentes, ao ponto de as pessoas confiarem no que você oferece e acredita, pois tudo está ligado ao seu propósito.
Assim acontece a autenticidade, sem a necessidade de manipulação ou encenação. O seu propósito lhe direciona a ser autêntica de maneira natural e única.
Nas palavras de Simon Sinek: “autenticidade é quando você diz e faz coisas em que efetivamente acredita“.
Esse resultado afirma que o seu círculo dourado encontrou o equilíbrio genuíno, trabalhando de maneira harmônica e envolvente.